Livro sobre acervo celebra oito anos do Museu Arqueológico da Embasa
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) lança nesta quinta-feira (29) o primeiro livro sobre o acervo do seu Museu Arqueológico (MAE), que completa, no mesmo dia, oito anos de fundação. Neste período, a instituição vem exercendo a função de guardar, preservar e expor os achados arqueológicos encontrados nas áreas onde a empresa realizou intervenções.
Essas obras foram feitas para implantação ou ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no Centro Histórico de Salvador e em cidades do interior baiano, consideradas sítios históricos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No livro há informações detalhadas sobre o trabalho que a empresa vem desenvolvendo para o resgate e a preservação da memória material e cultural, que ajuda a contar o passado do estado.
Inaugurado em 2006, o Museu Arqueológico da Embasa já recebeu cerca de 8.100 pessoas, por meio do Programa Visite o Museu (PVM). As visitas são realizadas por alunos de escolas públicas e particulares, universidades e instituições filantrópicas e moradores da capital, do interior da Bahia e dos demais estados brasileiros.
De acordo com o responsável pelo MAE, José Paranaguá, uma variedade de peças expostas no local conta a história dos povos que habitaram a região em épocas passadas, a exemplo de artefatos pré-históricos, xilos-fósseis, balas de canhão, rodas de fiar, faianças portuguesas e francesas, entre outras.
Além desse acervo arqueológico, estão incorporados ao patrimônio peças como dosadores e balanças de pesagem de produtos químicos, hidrômetros, equipamentos e instrumentos antigos e publicações técnicas. “Esses materiais são provenientes de escavações realizadas na área do museu, principalmente de doações dos colaboradores da empresa”, explica Paranaguá.
Agendamento
O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Saldanha Marinho, s/n (próximo ao Hospital Ana Nery), no bairro da Caixa D’Água. Agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 3241-8135 na internet. O acesso é gratuito.
Fonte: Secom
Postado por: Shirley
Nenhum comentário:
Postar um comentário