O que é banco de dados?
Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial parabaseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados.Um banco de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registros, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
Ou Seja, um banco de dados não é nada mais nada menos do que um arquivo ou conjuto de arquivo que guardam algum tipo de informação pra ser usada, lida ou alterada posteriormente.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090806194142AAxraVV
Olá! gostei muito do texto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConceitos:
ResponderExcluirBase de dados: conjunto de dados interrelacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Armazenadas por meios ópticos ou magnéticos como discos e acessadas local ou remotamente.
Banco de dados: conjunto de Bases de Dados.
Objetivo:
Fornecer informação atualizada (recursos estruturais), precisa e confiável (não dar a informação pela metade) e de acordo com a demanda (oferecer o que o usuário necessita).
Fonte: http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso2/bases.htm
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ possível dizer de uma forma genérica que qualquer conjunto de dados é uma Base de Dados (BD): uma agenda com as moradas de pessoas conhecidas, uma lista de CDs, um livro, apontamentos tirados nas aulas, os dados guardados nos computadores das Finanças sobre os contribuintes e a World Wide Web. O objectivo de criarmos e mantermos uma BD é a de poder obter e utilizar os dados lá guardados: procurar a morada de uma determinada pessoa, saber o que foi dito nas aulas sobre um tema ou procurar a página WWW do Prémio Nobel da Economia deste ano.
ResponderExcluirFonte: docentes.esa.ipcb.pt/tmlc/PGSIG-BD.pdf
Banco de dados é basicamente um conjunto de informações organizadas de tal forma que um programa de computador pode selecionar rapidamente partes desejadas de dados. Você pode pensar em um banco de dados como um sistema de arquivamento eletrônico. Bancos de dados tradicionais são organizadas por campos, registros e arquivos. Um campo é um único pedaço de informação; um registro é um conjunto completo de campos; e um arquivo é uma coleção de registros.
ResponderExcluirBases de dados de hipertexto são particularmente úteis para organizar grandes quantidades de informações díspares, mas eles não são projetados para análise numérica.Para acessar informações de um banco de dados, você precisa de um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS). Esta é uma coleção de programas que permite inserir, organizar e selecionar dados de um banco de dados. Cada vez mais, o termo banco de dados é usado como abreviação para o sistema de gerenciamento de banco de dados. Há muitos tipos diferentes de SGBDs, que vão desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a grandes sistemas que rodam em mainframes.
O que é um banco de dados?
ResponderExcluirUm banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados podem ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.
Fonte:http://pt.kioskea.net/contents/65-bancos-de-dados-introducao
Base de dados: Conjunto de dados organizados de acordo com uma sequência lógica, que permite o acesso à informação de forma simples por parte dos programas de aplicação.
ResponderExcluirBanco de Dados: É um conjunto de todas as informações processáveis por um computador numa instalação, independente do meio de armazenamento.
Do ponto de vista de integração de aplicações, consolidação dos dados existentes e planejados, realizada de uma forma física destinada a minimizar a informação duplicada e atingir a eficácia de seu tratamento.
Fonte: Dicionário de Informática. Rio de Janeiro:- LTC, 1985, p. 107.
O módulo base de dados não deve ser confundido com o Banco de dados que é parte da estrutura de uma instalação Moodle em um servidor internet.O módulo base de dados é uma atividade dentro de um curso. Uma base de dados é construída com campos e modelos.
ResponderExcluircampos - definem o tipo de dados a serem armazenados: texto, datas, arquivos, endereços internet, etc.
Modelo - permitem controlar o arranjo visual das informações quando elas são pesquisadas, visualizadas e na introdução de novas informações
Disponível em: . acessado em 17 abr. 2014
este é o endereço do texto acima.
Excluirfonte. http://ava.ufrj.br/index.php/guia-para-professores/base-de-dados
Bases de dados são conjuntos organizados de dados de textos editados sob características similares, entre elas, tipo de publicação, área de conhecimento e público-alvo. São recursos informacionais cuja função é facilitar a localização de informações para a geração de novos conteúdos.
ResponderExcluirNo cenário internacional, as bases de dados majoritariamente são produzidas e comercializadas por empresas do ramo de editoras de conteúdos. Seu acesso é regulamentado por assinatura, compra ou cessão de direitos de uso. Em geral, Brasil e América Latina apresentam bases de dados sob a responsabilidade de instituições de ensino e pesquisa. Seu acesso é livre.