Com essa postagem, pretendo falar brevemente sobre a interação entre a Biblioteconomia e o Marketing. De início, utilizarei um conceito de Marketing do Theodore Levitt: "Marketing é o processo que objetiva conquistar e manter clientes”. Creio que possamos ir além e estender a ideia de Marketing às bibliotecas, visto que toda a cadeia documental visa, também, conquistar e manter os clientes, ou seja, os usuários da informação.

Disseminar a informação para um usuário durante uma única vez é importante sim, mas fazer com que este tenha vontade de possuir um contato mais íntimo com a biblioteca é ainda mais importante. E o que impulsiona o interesse do usuário em uma biblioteca? Bem, sua satisfação pode se elevar através de um bom tratamento dos bibliotecários para com ele, do encorajamento que esses profissionais fornecem quando não colocam dificuldades no momento de buscar as informações pedidas, enfim, o usuário se satisfaz quando a biblioteca funciona de modo que priorize a reta final da cadeia documental - a disseminação da informação. Os bibliotecários devem ter plena consciência disso, de que não basta fazer um trabalho técnico (mecânico, repetitivo) sem dar relevância à razão de todo o seu trabalho: saciar o usuário, nutri-lo com a informação correta a fim de mantê-lo vinculado à biblioteca.
Para que possa mantê-lo é preciso que o tenha conquistado por uma primeira vez e é sobre isso que comentarei agora, sobre como conquistar o usuário. Cada época requer que os profissionais atuem de uma forma, isto é, as situações que influenciam determinado ano ou década irão influenciar, também, na formação das características do profissional da informação. Em relação aos tempos atuais não é necessário que a pessoa tenha uma mente genial para que note a influência latente da tecnologia na sociedade. Se a tecnologia está no ápice, o bibliotecário deve usar estratégias para tentar conquistar seus usuários por meio dela, seja por redes sociais, seja por vídeos no Youtube, enfim, a criatividade é essencial para que o bibliotecário apresente um universo informacional ainda maior para aqueles que não o reconheciam, para aqueles que tinham acesso à internet, por exemplo, mas não sabiam pesquisar, não sabiam da existência de bibliotecas digitais e virtuais, nem como encontrar periódicos online, etc. A biblioteca física permite um grande horizonte de possibilidades, e as tecnologias conseguiriam ampliá-lo.
Como foi visto, há uma relação entre a Biblioteconomia e o Marketing, mas ela não se resume ao que foi exposto, tal interação pode ser bastante complexa e espero tê-la apresentado de maneira significativa, ainda que básica.
Postado por: Jamilly Barreto

Existe um livro chamado Marketing em bibliotecas e serviços de informação: textos selecionados de Amelia Silveira que aborda o uso de conceitos e metodologias do marketing para serviços de informação em bibliotecas. Vale pena dar uma lida. Fonte: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/462
ResponderExcluir