Instituto Ecofuturo relança campanha Eu Quero Minha
Biblioteca, em defesa da biblioteca dentro da escola
Dados do Censo Escolar mostram que 66,3% da escolas
brasileiras, públicas e privadas, não tinham, em 2011, biblioteca. O
levantamento, que considerou todos os tipos de ensino, incluindo educação
profissionalizante e especial, também revelou que as instituições que atendiam
crianças na educação infantil (antiga pré-escola) e no ensino fundamental (1.º
ao 9.º ano) eram as que tinham menos bibliotecas. Naquele ano, apenas 26,7% das
escolas de educação infantil e 35,7% das de ensino fundamental possuíam tal
equipamento.
Os números, compilados pelo Movimento Todos Pela Educação na
época em que foram divulgados, estão um pouco desatualizados, mas dão a
dimensão do problema. Em 2011, pouco mais de 1/4 das escolas do Brasil que
atendiam crianças de até 6 anos tinham biblioteca. No ensino fundamental, a
situação é um pouquinho melhor, mas também dramática. Justamente no período em
que as crianças estão abertas para a leitura, elas têm pouco acesso aos livros
e às atividades que hoje as boas bibliotecas proporcionam. E crianças e
adolescentes que não leem dificilmente se transformam em adultos leitores.
Pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2011 apontava que, entre os
190,7 milhões de habitantes do Brasil (IBGE), apenas 71,9 milhões eram
considerados leitores, isto é, tinham lido nos últimos três meses um livro
inteiro ou apenas fragmentos dele.
Na luta contra este quadro, o Instituto Ecofuturo acaba de
relançar a campanha Eu Quero Minha Biblioteca. O objetivo é fazer valer
a Lei 12.244/10, que determina que todas as escolas públicas e privadas do País
tenham ao menos uma biblioteca, com, no mínimo, um título para cada aluno
matriculado. O prazo para que a lei seja cumprida é 2020 – dez anos contatos a
partir de sua assinatura.
Crédito da foto: Washington Alves/Agência Estado
“Criamos uma campanha mais inspiradora para mobilizar a
população em torno do tema. Quase 90% dos municípios brasileiros não têm
livraria e contam com pouquíssimas bibliotecas públicas. Precisamos
compartilhar o valor da biblioteca, que deveria ser um importante lugar de
leitura e de encontros entre autores e leitores”, afirma Christiane Castilho
Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.
No site Eu Quero Minha Biblioteca há uma espaço para o cidadão
informar o município e a escola que precisam de uma biblioteca pública. A ideia
é mapear a demanda no Brasil. O site ajuda na mobilização da escola e da
comunidade e mostra o papel do diretor da instituição e da Secretaria Municipal
de Educação na obtenção de recursos junto ao governo federal. “Falamos muito em
educação, mas pouco em bibliotecas. O Brasil precisa entender o valor social da
biblioteca. E estamos em um ano estratégico por causa das eleições”, defende
Christiane.
No site, o Ecofuturo lista os bons motivos para se ter uma
biblioteca na escola: é o principal meio de acesso gratuito ao livro de
literatura; é grande amiga do projeto pedagógico da escola; causa impacto
positivo no rendimento escolar; aumenta o nível de proficiência em leitura;
fortalece a habilidade de escrita e argumentação; proporciona a leitura de
literatura, favorecendo o desenvolvimento de competências atitudinais, como
aprender a aprender, cooperação, solidariedade, cuidado, tolerância e
criatividade; incrementa a capacidade de análise crítica; e muitas outras.
Iniciativa do Instituto Ecofuturo, a campanha Eu Quero Minha
Biblioteca tem o apoio da Academia Brasileira de Letras, da Fundação Nacional
do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), do Movimento Brasil Literário, do
Movimento Todos Pela Educação, do Instituto Ayrton Senna, do Instituto C&A,
do ICE Brasil, do Conselho Federal de Biblioteconomia e da Rede Marista de
Solidariedade.
Fonte: <http://blogs.estadao.com.br/estante-de-letrinhas/instituto-ecofuturo-relanca-campanha-eu-quero-minha-biblioteca/>.
Acesso em: 25 abr. 2014.
Postado por Felipe Guimarães
A biblioteca escolar bem utilizada funciona como uma potente ferramenta para o desenvolvimento do aluno, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino e aprendizagem. Vale a pena investir, todos só tem a ganhar.
ResponderExcluirBibliotecas são fundamentais para o nosso aprendizado. Por isso devemos incentivar nossos usuários a frequenta-las.
ResponderExcluirInfelizmente, no Brasil, a biblioteca nem sempre é tratada pelas autoridades de acordo com sua importância e real função, principalmente as bibliotecas públicas, que estão longe de alcançar o ideal segundo os princípios estabelecidos na declaração da Unesco.
ResponderExcluirQuando vamos pedir algo para a melhoria do serviço, ou até mesmo para o conforto dos usuários nos esquecem, e basta uma autoridade chegar que uma das primeiras coisas a fazer é apresentar a biblioteca que possui, já presenciei isso várias vezes. O lema é persisti sempre para que nosso espaço de trabalho e fonte de conhecimento se torne o verdadeiro centro de reconhecimento da humanidade.
ResponderExcluirUu, Shirley